ESTAMOS FÉRTEIS APENAS 6 DIAS POR CICLO!

ESTAMOS FÉRTEIS APENAS 6 DIAS POR CICLO!

Crescemos com a ideia de que engravidar é fácil e que pode acontecer a qualquer altura a partir do momento que menstruamos.

Frases como “agora já podes ter bebés”, “tens de ter cuidado com os rapazes”, “livra-te de me apareceres grávida em casa” e por aí fora fizeram-nos acreditar que alcançar uma gravidez é algo fácil e que pode acontecer a qualquer momento, desde que exista uma relação sexual. Mas isto não é, de todo, verdade!


A cada ciclo, em casais saudáveis e sem qualquer tipo de problemas, as probabilidades de gravidez são apenas de 25%.
 

O evento mais importante e necessário para que uma gravidez aconteça é a ovulação!

A ovulação existe quando há a libertação de um óvulo maduro do ovário. Este é considerado o principal e mais importante evento do ciclo menstrual.

Contudo, ovular não serve apenas para ter bebés, pelo contrário!

Ovular é extremamente importante e essencial, não só porque abre possibilidades para que uma gravidez aconteça, mas, principalmente, porque quando ovulamos temos a indicação de que um conjunto de funções e sistemas do nosso corpo estão a funcionar adequadamente, sendo assim possível a produção de hormonas essenciais à saúde.


Os benefícios da ovulação são imensos e transversais a todas as mulheres e não apenas àquelas que têm o desejo da maternidade.
 

Quando o óvulo é libertado ele dura entre 12 a 24 horas e é apenas neste período de tempo que está capaz de ser fecundado por um espermatozoide. Caso isso não aconteça, o óvulo desintegra-se e a partir deste momento a gravidez já não é viável.

A este tempo, acresce mais 5 dias em que os espermatozoides são capazes de sobreviver dentro do corpo da mulher, em condições ótimas, a serem nutridos e cuidados através de um muco cervical de qualidade, rico em nutrientes que os alimenta.

Isto faz com que, ao longo do ciclo menstrual, apenas estejamos férteis cerca de 6 dias, que correspondem ao dia da ovulação, mais 5 dias que o antecedem. A este período dá-se o nome de janela fértil.

Ou seja, supondo que ovulaste hoje, podes ainda ter dentro de ti, espermatozoides viáveis frutos de uma relação sexual que aconteceu há 5 dias atrás e que pode resultar numa gravidez.

Todos os restantes dias, fora da janela fértil, são considerados dias não férteis, visto não estarem reunidas as condições necessárias para que uma gravidez ocorra.

Outros artigos do blog

A MINHA EXPERIÊNCIA COM A ENDOMETRIOSE
05.06.2023

Nunca me lembro de ter dores na altura da menstruação, apenas aquele desconforto característico e uma sensação de dormência nos primeiros dias.

Ler mais
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO SONO NA FERTILIDADE
01.05.2023

Vivemos numa sociedade que desvaloriza e negligencia o sono, mas a verdade é que parece existir uma relação entre a qualidade do sono, o equilíbrio do ciclo menstrual e a fertilidade

Ler mais
O CORPO QUE COMUNICA CONTIGO!
01.12.2022

O corpo dá-te sinais, a todos os níveis, mas apenas foste ensinada a olhar e a valorizar aqueles que são mais transversais e evidentes.

Ler mais